Política Editorial

Foco e escopo

GeoFocus (ISSN:1578-5157) é uma revista técnico-científica internacional especializada em Ciência e Tecnologia da Informação Geográfica e suas diversas aplicações. Especificamente, aceita contribuições nos seguintes tópicos:

  • Sistemas de Informação Geográfica.

  • Sistemas globais de posicionamento e navegação por satélite.
  • Geoestatística.
  • sensoriamento remoto
  • Análise e modelação espacial.
  • Infraestruturas de Dados Espaciais e Padrões de Geoinformação.
  • Geoinformática.
  • Docência em Ciência e Tecnologia da Informação Geográfica.

Seu conteúdo está organizado em várias seções: editoriais, artigos originais de pesquisa teórica ou prática, que formam o corpus principal da revista, tópicos curtos (reflexões, descrições, etc., de no máximo 2 páginas, sobre estudos e aplicações técnico-profissionais), resenhas (sobre livros, atlas, conjuntos de dados e programas de computador relacionados à ciência da informação geográfica, etc.) e resumos de teses de doutorado.

Todas as contribuições devem ser originais e estão sujeitas a um processo de avaliação externa e anônima. Esta avaliação é realizada por especialistas da comunidade científica internacional. O Conselho Editorial da GeoFocus aconselha o Diretor e os Editores Associados para um processo de seleção original ideal. Da mesma forma, um Conselho Consultivo internacional estabelece as diretrizes estratégicas da revista e controla anualmente seu funcionamento e resultados.

GeoFocus é publicado ininterruptamente, em formato eletrônico, desde 2001 e está aberto a contribuições da comunidade científica internacional, sendo uma publicação de referência no campo da teoria, métodos, desenvolvimentos e aplicações da disciplina. são o espanhol, o português e o inglês são fundamentais.

A revista é indexada e apresenta resumos em um grande número de bases de dados, diretórios, portais científicos e repositórios nacionais e internacionais (ver link indexação, impacto e  reconhecimento de GeoFocus). Desde as suas origens, a GeoFocus é uma revista de acesso aberto e não cobra qualquer taxa de publicação; Através do menu superior desta mesma página é possível acessar os textos completos da revista em formato PDF (seção Número Atual e Números Anteriores).

GeoFocus é a revista de Grupo de Tecnologías de la Información Geográfica da Asociación Española de Geografía. Receber apoio institucional e técnico de  RedIRIS (Red Española de I+D financiada por el Gobierno de España), da FECYT (Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología) e Grumets (Grupo de Investigación Métodos y Aplicaciones en Teledetección y Sistemas de Información Geográfica).

Detalhes adicionais sobre Originalidade, Idioma, Processo de revisão por pares, Código de conduta/Ética, Frequência de publicação, Política de acesso aberto, Política de arquivamento, Comunicação com os autores, Indexação e Propriedade e gestão da revista.

Originalidade

Os artigos propostos ao GeoFocus devem ser originais, inéditos e não terem sido publicados ou aceitos em outro periódico. Também não devem estar em processo de avaliação ou ter compromissos editoriais com qualquer outra publicação.

Idioma

São aceitos artigos escritos em espanhol, inglês e português.

Processo de revisão por pares

1. Os artigos de pesquisa originais seguem um processo de revisão anônima por pares, usando o método duplo-cego, por pelo menos dois especialistas da comunidade científica internacional, proposto e coordenado pelo Conselho Editorial. Esse processo busca garantir a qualidade técnico-científica do conteúdo.
2. GeoFocus é uma revista de acesso aberto sem custos de publicação. Essas características, obviamente vantajosas para os autores, só podem ser mantidas com total responsabilidade por parte deles quanto à qualidade formal dos originais. Consequentemente, artigos submetidos com erros de formatação e/ou apresentação que não estejam de acordo com os padrões da revista ou que apresentem erros ortográficos e/ou sintáticos evidentes não passarão para a fase de revisão.
3. Após o recebimento de um trabalho que atenda a todos os requisitos formais, o recebimento será reconhecido e o processo de avaliação terá início.
4. Numa primeira fase, os editores farão uma revisão geral da qualidade e adaptação temática da obra. Aqueles trabalhos cuja qualidade seja ostensivamente baixa ou que não se enquadrem nas áreas de interesse da revista podem ser rejeitados diretamente sem iniciar uma avaliação externa. Nesta primeira revisão, os editores podem solicitar o auxílio dos membros do Conselho Editorial.
5. Os trabalhos aprovados nesta primeira revisão serão enviados a dois especialistas na área de pesquisa em questão. Nos casos em que as recomendações dos revisores diferem substancialmente, ou por qualquer outro motivo necessário, o texto poderá ser enviado a um terceiro membro avaliador. Em muitos casos, um membro do Conselho Editorial atua como terceiro revisor.
6. De acordo com os relatórios dos avaliadores, os editores poderão escolher uma das seguintes decisões, que serão comunicadas ao autor que tiver sido indicado como autor correspondente:
   a) Submissão aceita (ou com pequenas modificações).
   b) Revisões necessárias. Neste caso, o autor abordará todas as alterações recomendadas pelos revisores e/ou editores. O prazo para tais mudanças é de um mês, e os autores devem anexar um breve relatório explicando as mudanças e como elas se ajustam às recomendações dos editores e/ou avaliadores.
  c) Encaminhar para revisão. Por favor, reescreva e reenvie o documento após uma revisão completa. Neste caso, a submissão de uma nova versão não implica qualquer garantia de publicação, uma vez que o processo de avaliação terá início desde o início.
   d) Apresentação rejeitada.
7. Quando um trabalho é aceito para publicação, a prova impressa deve ser revisada pelo autor no prazo máximo de uma semana.
8. A GeoFocus publica a cada dois anos uma lista de todas as pessoas que fizeram avaliações anônimas.
9. A GeoFocus poderá denunciar publicamente, quando necessário, as seguintes más práticas científicas: plágio, falsificação ou fabricação de dados, apropriação individual de autoria coletiva e publicação duplicada.
10. Os Editores e o Conselho Editorial concordaram em adicionar o GeoFocus às recomendações da UNESCO sobre linguagem não sexista e recomendam que os autores levem isso em consideração.

Código de ética e código de boas práticas

A GeoFocus adere ao Código de Conduta e às Diretrizes de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Comitê de Ética na Publicação, bem como as diretrizes Sex and Gender Equity in Research (SAGER Guidelines).

Você pode consultar nosso Guia de boas práticas e compromisso ético para a publicação de artigos.

Frequência de publicação

Dois números são publicados por ano.

Política de acesso aberto

Esta revista fornece acesso aberto ao seu conteúdo, com base no princípio de que fornecer ao público acesso gratuito à pesquisa suporta uma maior troca global de conhecimento. A GeoFocus não cobra taxas para submissão de trabalhos, nem taxas para publicação.

Os artigos são publicados sob uma licença CC BY-NC-ND 4.0.

Política de arquivamento

Graças aos sistemas de backup da Universitat Autònoma de Barcelona, ​​​​GeoFocus garante o backup eletrônico e a preservação do acesso ao conteúdo da revista no caso de deixar de ser publicado.

Comunicação com os autores

A comunicação com os autores (aviso de recebimento, notificação de aceitação, consulta de dúvidas, etc.) será realizada através do sistema OJS da revista. Para qualquer outra dúvida, os autores podem entrar em contato  revista.geofocus@uab.cat

Revista indexada/resumida nas bases de dados de:

Você pode encontrar essas informações neste link.

Principais estatísticas da revista

Número de artigos recebidos: 34 por ano
Taxa de aceitação: 51%

Política de Uso Responsável de Ferramentas de Inteligência Artificial

Assistência na Redação, Análise de Dados e Modelagem

A IA pode ser utilizada para melhorar a clareza do texto, corrigir a gramática e otimizar a fluidez da escrita, bem como para auxiliar na revisão bibliográfica e na elaboração de resumos de artigos, garantindo sempre que as informações geradas sejam precisas, respaldadas por fontes verificáveis e revisadas pelos autores (sempre humanos em GeoFocus — ver abaixo).
Além disso, a IA pode ser integrada na análise e modelagem de dados, desde que este processo seja detalhadamente descrito na seção de metodologia e que se assegure a confiabilidade e a rastreabilidade dos dados obtidos.

Geração Autônoma de Conteúdo Científico

A IA não deve ser utilizada para gerar hipóteses, interpretar dados ou formular conclusões sem a supervisão e validação dos autores humanos do artigo.

Responsabilidade e Autoria do Artigo

A IA não poderá, em nenhuma circunstância, ser indicada como autora ou coautora de um artigo.

Declaração de Uso de IA

Caso ferramentas de IA tenham sido utilizadas na geração de texto, tradução, edição de imagens, análise de dados ou em qualquer outra fase do trabalho, os autores devem declarar explicitamente esse uso no artigo.

Uso de IA no Processo de Revisão e Edição

Os editores e revisores devem informar aos autores e aos demais envolvidos no processo editorial a utilização de ferramentas de IA em suas atividades, caso estas sejam empregadas.
Para garantir a privacidade dos dados de pesquisa e dos processos de avaliação, é fundamental que todas as partes estejam cientes de que a maioria das ferramentas de IA armazena os dados e instruções fornecidos. Portanto, submeter o conteúdo de um manuscrito a uma ferramenta de IA pode violar a confidencialidade.

Considerações Éticas

O uso da IA deve seguir os princípios de transparência, integridade e rigor científico. Não será permitido o uso de ferramentas de IA para fabricação ou manipulação de dados, nem para a geração de conteúdos que não possam ser verificados.

A omissão da declaração do uso de IA no artigo será considerada uma infração à ética acadêmica e poderá resultar na rejeição da proposta ou na retirada de um artigo já publicado.

Revisão e Atualização desta Política

Dado o constante avanço das tecnologias de IA, esta política será revisada periodicamente para garantir sua adequação aos padrões éticos vigentes na comunicação científica.

Propriedade e gestão da revista

GeoFocus é a revista de Grupo de Tecnologías de la Información Geográfica da Asociación Española de Geografía. Receber apoio institucional e técnico de  RedIRIS (Red Española de I+D financiada por el Gobierno de España), da FECYT (Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología) e Grumets (Grupo de Investigación Métodos y Aplicaciones en Teledetección y Sistemas de Información Geográfica), Universitat Autònoma de Barcelona.