Comentários sobre a utilização de roteiros metodológicos de planejamento ambiental na composição de sistemas sócio-ecológicos de natureza sustentável
Palabras clave:
Planejamento ambiental, pegadas ecológicas, ilhas de sustentabilidadeResumen
Metodologias empregadas no planejamento e gestão ambientais são de grande utilidade quando se almeja obter uma estabilidade entre o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento humano. Para tanto, se procura observar que a base na qual se apóia a formulação e definição de estratégias de desenvolvimento nacional, regional e setorial, deve compreender uma caracterização da dinâmica do ecossistema como um todo, a fim de uma melhor avaliação de suas potencialidades como ambientes aproveitáveis para o Homem. Assim, os componentes dos sistemas envolvidos devem ser analisados sob uma perspectiva holística, englobando as interações entre o sistema antrópico e a ecosfera que controlam os fluxos de energia existentes no ambiente. Neste trabalho, os aspectos componentes do sistema antrópico se apresentam então, como um complemento importante em uma metodologia de planejamento ambiental, onde o valor de uma determinada área necessária para manter os serviços de uma comunidade , é incluído como um parâmetro dentro das variáveis úteis para se chegar a uma imagem de sustentabilidade regional. O objetivo deste trabalho é elaborar um roteiro metodológico caracterizado pela delimitação de “ilhas de sustentabilidade”, como o resultado de um método de planejamento ambiental. As “ilhas” são delimitadas através do isolamento funcional criado pelo zoneamento de uma região. Em cada “ilha”, as áreas são tipificadas por atingir os critérios operacionais da sustentabilidade. Na ordem para alcançar esta meta, os valores da capacidade de suporte apropriada da região (o conceito de pegadas ecológicas) determinam os limites do zoneamento regional. O roteiro metodológico aqui exposto, enfoca os estuários como áreas preferenciais de estudo, destacando suas potencialidades para a atividade de aqüicultura, e visa a conservação do patrimônio genético e a biodiversidade regional destes ecossistemas.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
©Los autores de los artículos y demás contribuciones publicadas en GeoFocus mantienen íntegros los derechos de propiedad intelectual sobre los mismos. Los autores y la entidad editora autorizan la reproducción total o parcial de los contenidos de la revista con estas condiciones:
1) Mencionar expresamente la autoría y la referencia de la publicación original.
2) No realizar un uso comercial o lucrativo de los mismos. En caso de ser así, debe contactarse con los autores para realizar los oportunos acuerdos.
3) Los autores/as conservan los derechos de autor y ceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo registrado con la Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivar 4.0 Internacional, que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que mencionen la autoría del trabajo y a la primera publicación en esta revista.
4) Se permite a los autores difundir electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propia página web) la versión publicada de sus obras, ya que favorece su circulación y difusión más temprana y con ello un posible aumento en su citación y alcance entre la comunidad académica.