GEOTECNOLOGIAS, CARTOGRAFIA DIGITAL E GEOPROCESSAMENTO APLICADOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA E DISCIPLINAS AFINS: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO NO SEMIÁRIDO CEARENSE

Authors

  • Emilio Tarlis Mendes Pontes Instituto Federal do Ceará - IFCE
  • Gabriel Silva Campos Universidad Autónoma de Madrid
  • Alessandro Bezerra de Carvalho Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

DOI:

https://doi.org/10.21138/GF.570

Keywords:

Geografía, Geotecnología, Geoprocesamiento, SIG

Abstract

O advento das inovações tecnológicas tornou imperativo que Instituições de ensino se coadunassem com as evoluções que impactam o cotidiano pós-moderno. É perceptível o aperfeiçoamento dos recursos didáticos empregados pelos pesquisadores em suas atividades: ferramentas utilizadas são avanços que adentraram nas escolas facilitando a prática do ensino/pesquisa. Destarte, são necessárias outras metodologias complementando o ofício de forma qualificada e instrutiva. Para tanto, é preciso ter laboratórios de informática constantemente atualizados e acessíveis. Outro motivo é a falta de formação no manuseio de Sistemas de Informação Geográfica, sites, programas computacionais, GPS e softwares afins, que processam, cotejam, armazenam e geram produtos finais. Assim, foi realizado um projeto de extensão no Instituto Federal do Ceará, campus Crateús, em 2016. O presente artigo é oriundo desta experiência e discute seus êxitos, replicabilidade e desafios.

Author Biographies

Emilio Tarlis Mendes Pontes, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atual professor de geografia pelo Instituto Federal do Ceará.

Gabriel Silva Campos, Universidad Autónoma de Madrid

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e História pela Universidade Brás Cubas (UBC) e mestrando em Arqueologia pela Universidad Autónoma de Madrid.

Alessandro Bezerra de Carvalho, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Licenciado em Geografia. Atual Professor de Geografia na Escola Estadual Otacílio Mota

References

Andrade, A., & Medina, S. (2007). O uso de imagens de satélite do Google Earth como recurso didático para o ensino de projeções de coberturas. Apresentado em VII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, Curitiba, Paraná. Recuperado de http://www.exatas.ufpr.br/portal/docs_degraf/artigos_graphica/OUSODEIMAGENS.pdf

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio. (2015). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Recuperado 16 de março de 2017, de http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla=ce&tema=pnad_internet_celular_2015

Carvalho, A. (2016). Geotecnologias aplicadas ao ensino de geografia na escola José Aloísio na cidade de Ipueiras – CE (Monografia de graduação em Geografia). Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral.

Cavalcante, M. (2011). As Geotecnologias no ensino da Geografia no século XXI. Saber Acadêmico, 12, p.39

Paiva, I. (2015). A utilização das Geotecnologias como recurso didático no ensino-aprendizagem de Geografia (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)). Universidade Vale do Acaraú, Sobral.

Pontes, E., (2009). Uso do geoprocessamento no diagnóstico e espacialização dos recursos hídricos do município de Afogados da Ingazeira - PE (Monografia de Pós-graduação). Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza.

Machado, C., & Saussen, T. (2004). A Geografia na sala de aula: informática, sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas – recursos didáticos para o estudo do espaço geográfico. Apresentado em 4a Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul, São Leopoldo. Recuperado de http://bibdigital.sid.inpe.br/rep-/ltid.inpe.br/sbsr/2004/11.19.21.46

Santos, M. (2009). A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção (4. ed., 5. reimpr). São Paulo, SP: Edusp, Ed. da Univ. de São Paulo.

Santos, M. (1993). Globalização e Território. Apresentado em 10 anos da pos-graduação em geografia da UFS, Aracajú.

Silva, F. (2015). Google Earth: uma experiência no colégio de tempo integral Maria de Lourdes Vasconcelos (Monografia de graduação em Geografia). Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral.

Silva, R. (2015). O uso de geotecnologias no suporte metodológico para compreensão do lugar nas aulas de geografia na Escola de Ensino Médio Raimundo da Cunha Brito em Graça – CE (Monografia de graduação em Geografia). Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral.

Silva, A., & Chaves, J. (2011). Utilização do Google Maps e Google Earth no ensino médio: estudo de caso no Colégio Estadual da Polícia Militar-Diva Portela em Feira de Santana-BA (p. 3220–3226). Apresentado em Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), Curitiba, Paraná. Recuperado de http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011/files/p1657.pdf

Rosa, R. (2011). Geotecnologias na Geografia aplicada. Revista do Departamento de Geografia, 16, 81–90. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.7154/RDG.2005.0016.0009

Rosa, R., & Brito, J. (1996). Introdução ao Geoprocessamento: Sistemas de informações Geográficas (Universidade Federal de Uberlândia, Vol. 1). Uberlândia. Recuperado de http://professor.ufabc.edu.br/~flavia.feitosa/cursos/geo2016/AULA5-ELEMENTOSMAPA/Apostila_Geop_rrosa.pdf

Published

2018-06-15

How to Cite

Mendes Pontes, E. T., Silva Campos, G., & Bezerra de Carvalho, A. (2018). GEOTECNOLOGIAS, CARTOGRAFIA DIGITAL E GEOPROCESSAMENTO APLICADOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA E DISCIPLINAS AFINS: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO NO SEMIÁRIDO CEARENSE. GeoFocus. International Review of Geographical Information Science and Technology, (21), 145–167. https://doi.org/10.21138/GF.570

Issue

Section

Artículos