Utilização de técnicas de segmentação e correlação de Spearman em imagens TM para o estudo da concentração de sedimentos em suspensão no reservatório de Barra Bonita – São Paulo- Brasil

João Batista Pereira

Resumen


A presente pesquisa teve por objetivo testar as técnicas de segmentação e correlação de Spearman em produtos do satélite Landsat-5 para identificar a concentração de sedimentos em suspensão no reservatório de Barra Bonita - São Paulo - Brasil. Empregou-se a análise de correlação simples bivariada para se analisar as correlações existentes entre parâmetros físico-químicos medidos in situ e os dados extraídos das imagens TM, após a aplicação do método de segmentação. Os resultados obtidos na pesquisa indicaram que classificação digital não supervisionada é útil para se identificar diferentes massas d’água presentes no reservatório, verificando-se nas imagens segmentadas com limiar de 95%, 90% e 75%, um número de sete, oito e dez classes, com características espectrais diferentes e quanto a técnica de componentes principais verificou-se um maior número de correlações entre os dados TM e os parâmetros físico-químicos, melhorando a estimativa de concentração de sólidos em suspensão na água.

Palabras clave


sensoriamento remoto, matéria inorgânica, Barra Bonita

Texto completo:

PDF


Licencia Creative Commons

Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivar 4.0 Internacional.


GeoFocus es la revista del Grupo de Tecnologías de la Información Geográfica de la Asociación de Geógrafos Españoles. Recibe soporte institucional y técnico de RedIRIS (Red Española de I+D soportada por el Gobierno de España), de la FECYT (Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología) y Grumets (Grupo de Investigación Métodos y Aplicaciones en Teledetección y Sistemas de Información Geográfica).