Análise das alterações do uso e ocupação do solo no Vale do Varosa (Portugal) mediante imagens Landsat-TM e sua influência na conservação do solo

Bruno Miguel Meneses

Resumen


A paisagem do Vale do Varosa sofreu grandes modificações nos últimos anos devido a vários fatores, dos quais se destaca a alteração da ocupação do solo. A avaliação da conservação do solo e a quantificação das alterações na paisagem deste vale nas últimas três décadas constituem os objetivos deste estudo. Os resultados obtidos revelam a variação da área dos clusters determinados pela classificação não supervisionada da ocupação do solo a partir das imagens do satélite Landsat 5TM de 1984 e 2011, evidenciando-se nestes a expansão de áreas florestais e urbanizadas. Comparou-se os índices de vegetação por diferença normalizada (NDVI) destes dois anos com os resultados anteriores para perceber as alterações no uso e ocupação do solo, verificando-se aqui o aumento de vegetação nas áreas agrícolas abandonadas e a redução da cobertura vegetal devido aos incêndios florestais, fator com influência na quantidade de solo perdido pelos processos erosivos e na alteração da paisagem.

Palabras clave


Uso e ocupação do solo, Conservação do solo, Paisagem, Landsat-TM

Texto completo:

PDF


Licencia Creative Commons

Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivar 4.0 Internacional.


GeoFocus es la revista del Grupo de Tecnologías de la Información Geográfica de la Asociación de Geógrafos Españoles. Recibe soporte institucional y técnico de RedIRIS (Red Española de I+D soportada por el Gobierno de España), de la FECYT (Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología) y Grumets (Grupo de Investigación Métodos y Aplicaciones en Teledetección y Sistemas de Información Geográfica).